Enviar cold e-mails pode ser muito positivo para você e sua carreira! Mas claro que não iria indicar para você enviar e-mails de qualquer jeito para os orientadores, por isso esse post vai trazer pra você 5 dicas para estruturar seu cold e-mail para pós-graduação no exterior (ou revisar os e-mails que talvez você já esteja enviando).
Quem já me acompanha desde o início do perfil no Instagram sabe que eu apoio a hashtag #sejacaradepau . Se você procura por vagas de pós-graduação no exterior, essa pode ser uma estratégia eficiente para trabalhar com supervisores que você tem interesse! Foi assim que eu consegui meu estágio na França ainda na graduação, e meu doutorado direto na Universidade de Manchester com bolsa estrangeira.
Por que e para quem enviar um cold e-mail?
Chamamos de cold e-mail quando uma pessoa envia um e-mail para um destinatário sem contato prévio ou relação pré-estabelecida. Geralmente é utilizado como ferramenta de prospecção ou abordagem inicial em vendas ou networking. Para candidaturas internacionais, é muito comum para um primeiro contato com o pesquisador com quem você deseja trabalhar.
Antes de preparar seu e-mail para enviar, atente-se a cargos de pesquisadores que podem orientar alunos: (Full) Professor, Associate Professor, Assistant Professor e Principal Investigator. Essas são as denominações mais comuns entre os pesquisadores que orientam alunos no exterior. Você deve encontrar essa informação quando estiver fazendo uma pesquisa prévia sobre aquela pessoa, até mesmo para usar o tratamento correto na saudação do e-mail (no exterior, diferentemente do Brasil, existe uma progressão para chegar ao cargo mais alto de ‘Professor’. Do mesmo modo, será uma gafe, se você saudar um professor como Dear Dr Krauss, por exemplo).
Algumas vezes, Lecturer pode orientar alunos também, mas depende de cada país. Entretanto, Visiting professor, Emeritus Professor e Postdoctoral researcher não são cargos que permitem orientação. Eles podem até auxiliar e co-orientar o aluno, mas não será o principal orientador nos registros da Universidade.
Além disso, em alguns países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, mandar e-mails prospectando bolsas de doutorado costuma ser mais eficiente. Isso porque nesses três países, os PI’s podem mais facilmente usar dinheiro do grant de pesquisa para pagar os doutorandos. Para países da Europa, é mais comum que essa opção seja mais fácil no caso de um pós-doutorado. Entretanto, você não deve se limitar a isso, apenas ficar ciente de que pode ser um dos motivos se você não receber resposta positiva. Mesmo assim, não deixa de ser uma oportunidade de se mostrar para o PI e também de estabelecer networking.
Qual o conteúdo de um cold e-mail?
- Você deve começar mencionando os motivos pelos quais resolveu entrar em contato com aquela pessoa especificamente. (Sinceridade, ok? Nada de puxar saco)
- Breve descrição sobre você, seus interesses científicos e o que você já fez ou está fazendo relacionado com a área do PI
Ex: Dear Professor XX, My name is Maria, I attended your presentation on the last day of YY Conference, got interested in the topics of your research and we had a quick chat during the break.
Dear Professor XX, My name is Maria, I have been studying AI for biology teaching during my PhD and your paper XYZ was very helpful.
- Fale do seu interesse de fazer mestrado/doutorado/pós-doc com a pessoa e pergunte se tem vagas ou se pretende abrir vagas no futuro
Antes de considerar enviar esse e-mail, faça uma pesquisa sobre o grupo da pessoa. Se no site do grupo já tem especificamente dizendo que aplicações são consideradas apenas quando há seleção geral no departamento, enviar um e-mail perguntando se tem bolsa disponível pode indicar que você não pesquisou o básico.
- Se coloque a disposição para uma conversa em um aplicativo de vídeo (ex: Skype, zoom)
Dica BÔNUS: Anexe o seu Resumé internacional e mencione no texto.
Principais erros de um cold e-mail
Recentemente, um tweet de uma pesquisadora viralizou sobre um cold e-mail que ela recebeu com um dos principais erros logo de cara, e alguns seguidores me marcaram. Para quem não acompanhou, o erro em questão estava logo no nome da pessoa. O aluno escreveu um único e-mail e mandou para vários PI’s, sem nem mesmo trocar o nome do destinatário do corpo do texto. Por isso, atente-se a alguns cuidados que você deve ter com o seu e-mail:
- Não mande nada em português (mesmo se o professor for brasileiro em universidade do exterior ou em Portugal)
- Revise seu e-mail antes de enviar
- Personalize cada e-mail para os pesquisadores que você pretende contactar (e isso vai além de trocar o nome do destinatário, tá?)
- Não envie o seu lattes em inglês (já fiz um post aqui no blog com dicas de CV e Resumé para candidaturas internacionais, confira aqui)
- Não escreva toda uma carta de motivação no corpo do e-mail, mas não falte com gentileza e polidez
- Não faça perguntas que são de competência do RH ou do departamento de Admissões estudantis
- Não faça perguntas que já estão respondidas no site do grupo
Dicas de assuntos para o seu cold e-mail
Lembre-se de que professores e pesquisadores chegam a receber centenas de e-mails todos os dias! O assunto do seu e-mail também é importante para sua eficiência. Esse assunto por exemplo: “PhD Studentship Info, URGENT!!!” certamente será considerada como spam, se não pelo próprio provedor de e-mail, pelo próprio PI. Veja algumas dicas de como escrever o assunto do seu cold e-mail para aumentar as chances de que ele será considerado:
- Curto e conciso (idealmente não ultrapasse 60 caracteres)
- Comece o assunto com palavras mais importantes (Ex: Prospective PhD student: Research Info needed (Summer 2023) ao invés de Research Info needed for Summer 2023 prospective PhD student)
- Você pode ser específico quanto a vagas em determinada área que o PI atue “PhD student interested in Crystallization”
- Uma outra opção é incluir informações sobre quem você é e o que você gostaria de perguntar naquele e-mail. Ex: Potential applicant interested in your research group.
- Ou apenas informar que você está buscando por vagas. Ex: Enquiry from a prospective grad student.
Conclusões
Se você planeja realizar uma pós-graduação ou pós-doutorado no exterior, espero que esteja no seu planejamento, enviar e-mails para os orientadores. Use essas dicas para estruturar o seu texto e me conta o resultado lá nas minhas redes sociais.
No Application 2.0, meu curso de candidatura para o exterior, eu trago um módulo inteiro só sobre e-mails. Inscreva-se agora na lista de espera e saiba quando teremos uma nova turma.